A UE tem uma série de instituições e organismos que desempenham um papel importante no funcionamento quotidiano da UE, além de uma série de agências e organismos especializados descentralizados com tarefas técnicas, científicas e de gestão.
Continue a ler e ficará a saber o que são e o que fazem.

Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu é composto pelos membros eleitos por sufrágio direto em cada país da UE, que debatem e alteram a legislação.

Conselho Europeu
É no Conselho Europeu que os Chefes de Estado e de Governo da UE se reúnem. Presidido por um presidente, o Conselho Europeu define a orientação política geral da UE.

Conselho da União Europeia
O Conselho da UE reúne os ministros nacionais que adotam leis e coordenam as políticas em vários domínios. Atualmente, é presidido por França.

Comissão Europeia
A Comissão Europeia propõe legislação, cumpre os tratados da UE e gere as atividades correntes da UE.

Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE)
O Tribunal de Justiça Europeu assegura que o direito da UE é aplicado da mesma forma em todos os 27 Estados-Membros.

Banco Central Europeu (BCE)
O BCE trata dos assuntos relativos ao euro. Visa manter os preços estáveis e contribui para a segurança e a solidez dos bancos europeus.

Tribunal de Contas Europeu (TCE)
O Tribunal de Contas Europeu certifica-se de que os fundos da UE são gastos correta e eficientemente. Saiba mais sobre o trabalho dos auditores e sobre a forma como eles ajudam a proteger o dinheiro dos cidadãos da UE.

Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE)
O SEAE é o serviço diplomático da UE e ajuda o responsável pelos negócios estrangeiros da União Europeia, Josep Borrell, a representar a UE no mundo. O SEAE tem a sua sede em Bruxelas mas também gere 143 delegações da UE em todo o mundo.

Comité Económico e Social Europeu (CESE)
O CESE é um órgão consultivo da UE e conta com representantes de organizações da sociedade civil de Estados-Membros que contribuem para o processo legislativo da UE.

Comité das Regiões Europeu (CR)
O Comité das Regiões Europeu é a voz das regiões e dos municípios da UE e representa os órgãos de poder local e regional e aconselha sobre novas leis com impacto nas regiões e nos municípios.

Banco Europeu de Investimento (BEI)
O BEI é o banco da UE. Financia as pequenas e médias empresas e investe na inovação, nas infraestruturas, no clima e no ambiente.

Provedor de Justiça Europeu
Um organismo independente que ajuda as pessoas, as empresas e as organizações, investigando as queixas sobre a administração da UE.

Autoridade Europeia para a Proteção de Dados (AEPD)
A Autoridade Europeia para a Proteção de Dados assegura que as instituições e os organismos da UE protegem as informações pessoais no tratamento de dados.

Comité Europeu para a Proteção de Dados (CEPD)
O Comité Europeu para a Proteção de Dados fornece orientações e recomendações sobre a aplicação das regras em matéria de proteção de dados na UE.

Serviço das Publicações
O editor oficial das instituições, agências e organismos da UE e um ponto central de acesso às informações oficiais da UE.

Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO)
O EPSO proporciona procedimentos de seleção de elevada qualidade para recrutar pessoal para as instituições, organismos e agências da UE.

Agências descentralizadas
Saiba mais sobre as agências descentralizadas da UE que desempenham tarefas técnicas e científicas que ajudam as instituições da UE a implementar políticas e a tomar decisões.