A UE tem uma série de instituições e organismos que desempenham um papel importante no funcionamento quotidiano da UE, além de uma série de agências e organismos especializados descentralizados com tarefas técnicas, científicas e de gestão.
Continue a ler e ficará a saber o que são e o que fazem.
O Parlamento Europeu é composto pelos membros eleitos por sufrágio direto em cada país da UE, que debatem e alteram a legislação.
É no Conselho Europeu que os Chefes de Estado e de Governo da UE se reúnem. Presidido por um presidente, o Conselho Europeu define a orientação política geral da UE.
O Conselho da UE reúne os ministros nacionais que adotam leis e coordenam as políticas em vários domínios. Atualmente, é presidido pela Suécia.
A Comissão Europeia propõe legislação, cumpre os tratados da UE e gere as atividades correntes da UE.
O Tribunal de Justiça da União Europeia assegura que o direito da UE é aplicado da mesma forma em toda a UE.
O BCE trata dos assuntos relativos ao euro. Visa manter os preços estáveis e contribui para a segurança e a solidez dos bancos europeus.
O Tribunal de Contas Europeu é o auditor externo da UE. Atua como guardião independente dos interesses financeiros dos cidadãos europeus.
O Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) é o serviço diplomático da União Europeia. Desde 2011, o SEAE aplica a política externa e de segurança comum da UE com vista a promover a paz, a prosperidade, a segurança e os interesses dos europeus em todo o mundo.
O CESE é um órgão consultivo da UE e conta com representantes de organizações da sociedade civil de Estados-Membros que contribuem para o processo legislativo da UE.
O Comité das Regiões Europeu (CR) é a voz das regiões e dos municípios da União Europeia. Representa os órgãos de poder local e regional da União Europeia e oferece consultoria sobre as novas leis que afetam as regiões e as cidades (70 % da legislação da UE).
O Banco Europeu de Investimento é propriedade dos Estados-Membros da UE e concede empréstimos a longo prazo a projetos que contribuem para os objetivos políticos da UE, por exemplo no domínio do clima, dos transportes ou da inovação. Pelo menos metade dos investimentos anuais do BEI destina-se a...